Geração mais jovem valoriza mais o respeito do que regalias no trabalho
Por Phillipe Scerb – Mestre em Ciências Políticas pela SciencesPo-Paris e Doutorando pela USP
Os millenials preferem uma comunicação respeitosa com seus chefes e seus pares a benefícios excêntricos e happy hours no local de trabalho. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, que pretendia analisar o que mais tem motivado os jovens profissionais.
Os pesquisadores entrevistaram 1.000 pessoas de 21 a 34 anos – a chamada geração Y – que trabalham em 18 áreas diferentes, incluindo indústria e serviços. O objetivo era de que os profissionais avaliassem os elementos da cultura da empresa em que trabalham. A partir das avaliações, o estudo mediria a relação desses aspectos com o engajamento e a resiliência dos funcionários.
Como já era de se esperar, baseado em outras pesquisas, o estudo mostrou que a satisfação dos profissionais com o ambiente de trabalho tem relação direta com a sua motivação e sua resiliência para enfrentar problemas e desafios. Mais do que isso, porém, os pesquisadores descobriram que uma comunicação respeitosa entre os funcionários tem um impacto direto sobre o seu bem-estar e, consequentemente, sobre o engajamento nas suas tarefas.
A grande conclusão que se tira da pesquisa é que a busca de realização profissional dos millenials depende, em boa medida, da sensação de respeito e do reconhecimento que eles esperam receber de chefes e colegas. O que acaba sendo ainda mais importante, para o seu desempenho, do que benefícios voltados a tornar mais leve e divertido o ambiente de trabalho.
Para manter jovens profissionais engajados por mais tempo, portanto, é crucial para as empresas investir no treinamento de líderes e gestores. Afinal, a forma como eles se comunicam – mais ou menos respeitosamente – define os vínculos que os funcionários vão estabelecer com o trabalho e a empresa. De pouco adiantam benefícios infinitos se o respeito não for a base das relações profissionais.
Os millenials preferem uma comunicação respeitosa com seus chefes e seus pares a benefícios excêntricos e happy hours no local de trabalho. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, que pretendia analisar o que mais tem motivado os jovens profissionais.
Os pesquisadores entrevistaram 1.000 pessoas de 21 a 34 anos – a chamada geração Y – que trabalham em 18 áreas diferentes, incluindo indústria e serviços. O objetivo era de que os profissionais avaliassem os elementos da cultura da empresa em que trabalham. A partir das avaliações, o estudo mediria a relação desses aspectos com o engajamento e a resiliência dos funcionários.
Como já era de se esperar, baseado em outras pesquisas, o estudo mostrou que a satisfação dos profissionais com o ambiente de trabalho tem relação direta com a sua motivação e sua resiliência para enfrentar problemas e desafios. Mais do que isso, porém, os pesquisadores descobriram que uma comunicação respeitosa entre os funcionários tem um impacto direto sobre o seu bem-estar e, consequentemente, sobre o engajamento nas suas tarefas.
A grande conclusão que se tira da pesquisa é que a busca de realização profissional dos millenials depende, em boa medida, da sensação de respeito e do reconhecimento que eles esperam receber de chefes e colegas. O que acaba sendo ainda mais importante, para o seu desempenho, do que benefícios voltados a tornar mais leve e divertido o ambiente de trabalho.
Para manter jovens profissionais engajados por mais tempo, portanto, é crucial para as empresas investir no treinamento de líderes e gestores. Afinal, a forma como eles se comunicam – mais ou menos respeitosamente – define os vínculos que os funcionários vão estabelecer com o trabalho e a empresa. De pouco adiantam benefícios infinitos se o respeito não for a base das relações profissionais.
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