Saiba como evitar a procrastinação no trabalho


22/03/2023
Por Phillipe Scerb – Mestre em Ciências Políticas pela SciencesPo-Paris e Doutorando pela USP

Todo mundo já se pegou passando horas em redes sociais ou procurando outros afazeres só para não enfrentar os compromissos profissionais. Com o home office, as fontes de distração aumentaram ainda mais e a procrastinação se tornou um problema maior para muitas pessoas.

Adiar tarefas é um dos comportamentos mais comuns e é impossível superar completamente essa tendência. Em diferentes momentos da vida e da carreira, é normal que deixemos para depois aquilo que poderíamos fazer agora.

No entanto, em alguns casos a procrastinação é um problema sério e acaba prejudicando o trabalho e a vida pessoal de muita gente. Além de reduzir a quantidade de coisas que podem ser feitas, o hábito de adiar tarefas gera ansiedade e costuma piorar a qualidade do trabalho.

Afinal, quando se deixa para a última hora a realização de um compromisso profissional, o resultado não é o mesmo comparado a uma empreitada feita com tempo suficiente para o planejamento, a execução e a revisão do trabalho.

Pesquisadores da Universidade de Sorbonne, na França, que estudaram as causas e os efeitos da procrastinação por meio de entrevistas, modelos computacionais e análises neurais recomendam duas formas de enfrentar a procrastinação:

1. Registre lembretes sobre as tarefas

É fundamental lembrar-se a todo momento dos compromissos assumidos e seus prazos. A dica é estabelecer um método para registrar lembretes do que deve ser feito. A probabilidade de adiamentos diminui quando nos deparamos sempre com uma lista de tarefas.

2. Veja-se no futuro

Se o cérebro costuma projetar que as tarefas serão mais simples de serem realizadas no futuro, nos cabe estimulá-lo a operar de outra forma ao imaginar um futuro difícil, sobrecarregado de tarefas e com prazos não cumpridos. É fundamental ter consciência de que protelar o que deve ser feito só causa prejuízos. .

Compartilhe

Facebook Comments