Brasileiros preferem trabalhar mais tempo em casa do que as empresas desejam


24/11/2022
Por Phillipe Scerb – Mestre em Ciências Políticas pela SciencesPo-Paris e Doutorando pela USP

A distância entre os dias que os trabalhadores brasileiros gostariam de ficar em home-office e o que as empresas do país estão dispostas a permitir que eles o façam é a maior do mundo.

Segundo o estudo Working From Home Around the World (Trabalhando em casa ao redor do mundo), se pudessem escolher, os brasileiros trabalhariam em casa 2,3 dias, em média, por semana. Já as empresas nacionais desejam que o home-office se restrinja, também em média, a 0,8 dia por semana. Contra médias globais de 1,7 e 0,7, respectivamente.

Ainda em meio à retomada das dinâmicas normais de trabalho após o auge da pandemia, os trabalhadores brasileiros têm ficado em casa 1,7 dia, em média, por semana. Um índice um pouco maior do que a média global, de 1,5 dias.

Ou seja, as empresas ainda estão concedendo mais home-office do que intencionam fazer no futuro. O que se explica não mais por exigências ligadas à crise sanitária, mas por escolhas de negócio.

Experiências de diversas empresas e executivos, corroboradas por pesquisas, têm indicado ganhos de produtividade e financeiros para as companhias com o home-office. Quando ficam em casa por opção, profissionais tendem a ficar mais satisfeitos, trabalhar melhor e ter menos vontade de deixar a empresa.

Tudo isso favorece a permanência e até a expansão do home-office. No entanto, algumas áreas e especialmente algumas regiões do mundo são menos afeitas a ele.

Um limite para o trabalho em casa na América do Sul, por exemplo, diz respeito às condições de moradia da população. Em casas onde é difícil acomodar espaços de descanso e de trabalho para um casal, o home-office é comprometido.

Para não falar do avanço ainda lento de mecanismos para a gestão do trabalho feito de casa, especialmente em empresas de menor porte. No Brasil, portanto, não surpreende o fato de a maioria dos casos de home-office ou trabalho híbrido, com dias em casa e dias na empresa, estar concentrada em grandes multinacionais, com ferramentas mais desenvolvidas para avaliação e acompanhamento das tarefas dos funcionários.

Outro obstáculo para o trabalho remoto é a cultura. Enquanto o profissional enxerga ganhos de produtividade ficando em casa, sobretudo com o tempo economizado com deslocamento e o maior bem-estar, muitas empresas ainda desconfiam de que esses ganhos podem se estender no longo prazo.

A mesma pesquisa mostrou, inclusive, que diversos trabalhadores estariam dispostos a abrir mão de parte do salário pelo home-office. Em média, eles renunciaram a 5% (7,4% no Brasil) da remuneração para ficar em casa dois ou três dias por semana.

É claro que o home-office ainda é uma realidade para uma parcela pequena dos profissionais brasileiros. Mas com o aumento de vagas cujas responsabilidades podem ser realizadas à distância, vai ser incontornável que empregados e empregadores encontrem um meio termo para suas expectativas. Tanto para garantir o bom desempenho das tarefas quanto a satisfação de profissionais acostumados a novas rotinas de trabalho.

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