Maioria dos jovens brasileiros quer um emprego “verde” nos próximos anos


26/10/2022
Por Phillipe Scerb – Mestre em Ciências Políticas pela SciencesPo-Paris e Doutorando pela USP

A preocupação com o aquecimento global e a preservação do meio ambiente é cada vez maior. O que não se sabia é que a imensa maioria dos jovens brasileiros gostaria de trabalhar em cargos ligados à economia verde no futuro próximo.

Uma pesquisa da consultoria Accenture feita com quase 30 mil jovens ao redor do mundo revelou que 88% das pessoas de 15 a 39 anos no Brasil desejam ter um emprego comprometido com questões ambientais.

O índice entre os brasileiros é um dos maiores do mundo e supera, com larga vantagem, a proporção europeia (57% em média) e dos Estados Unidos, onde 52% dos jovens ambicionam um emprego verde.

Segundo a pesquisa, entre os jovens que gostariam de trabalhar na área no Brasil, 60% são otimistas e acreditam ser possível encontrar uma vaga em uma empresa inserida na economia verde nos próximos 10 anos. Uma expectativa que parece real considerando as transformações em curso no mercado de trabalho.

Enquanto diversas funções têm desaparecido com o desenvolvimento tecnológico e os avanços da economia digital, uma série de outras profissões têm surgido e despontam com grande potencial de crescimento.

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que, até 2030, 22,5 milhões de postos de trabalho ligados à construção de infraestrutura verde e à criação de soluções tecnológicas limpas deverão surgir só na América Latina. No Brasil, serão cerca de 10 milhões entre cargos de especialização baixa, média e alta.

Nesse sentido, caberá às empresas se adaptarem a um mundo em transformação. Seja em relação às exigências que a crise ambiental coloca em termos de produção e circulação de bens e serviços, seja para atrair os talentos que chegam ao mercado.

À medida que a apreensão com o clima aumenta, os hábitos de consumo mudam e privilegiam atores comprometidos com a sua preservação. Ao mesmo tempo, a atratividade de uma companhia para profissionais qualificados depende cada vez mais dos valores e das práticas que ela promove.

Compartilhe

Facebook Comments