Maioria dos brasileiros sofreu com estresse e crise emocional no trabalho recentemente


27/09/2023
Por Phillipe Scerb – Mestre em Ciências Políticas pela SciencxesPo-Paris e Doutorando pela USP

Setembro já está chegando ao fim, mas a questão da saúde mental não pode sair da pauta e das preocupações da sociedade, especialmente no que diz respeito ao trabalho.

O tema do estresse, da ansiedade e da depressão ligados à rotina e às obrigações profissionais ocupa, hoje, muito mais espaço no debate público do que antes da pandemia. No entanto, esse espaço ainda é insuficiente diante da necessidade de medidas cada vez mais fortes e numerosas para lidar com esse problema.

A realidade, afinal, tem se mostrado cruel com profissionais de todos os tipos. Dados recentes da pesquisa “Saúde Mental no Trabalho 2023”, da plataforma Think Word, mostram que 90% dos trabalhadores brasileiros acreditam que seu trabalho provoca algum nível de estresse e 63% dizem ter enfrentado ao menos uma crise emocional nos últimos seis meses.

A pesquisa levou em conta respostas de 650 pessoas e reforça o quadro crítico da saúde mental no trabalho no Brasil, a exemplo de dados similares encontrados mundialmente. Para 30% deles, a quantidade de trabalho aumentou e o acúmulo de responsabilidades os impediu de tirar férias.

Com efeito, 41% dos participantes do estudo disseram não ter aproveitado integralmente as férias às quais teriam direito. Mais impressionante – e preocupante – ainda é o dado de que, uma vez em férias, as pessoas não conseguem descansar e se desconectar de suas tarefas.

Somente 41% dos que conseguiram se desligar do trabalho se sentiram bem na maior parte das férias, contra 36% dos que continuaram com afazeres durante o período de descanso.

A pesquisa mostra, portanto, que o trabalho assumiu não apenas uma dinâmica mais intensa, com um ritmo acelerado de comunicação, entregas e afazeres. A evolução das tecnologias de informação e a superposição cada vez maior entre trabalho e vida pessoal fizeram com que os profissionais tenham dificuldade de descansar plenamente. O estresse com as responsabilidades e o medo de deixar de cumpri-las significa uma preocupação constante, o que aumenta o risco de crises emocionais.

Daí a importância de companhias e lideranças se atentarem para o tema da sobrecarga de trabalho e a relação com a saúde mental de seus colaboradores. Conforme eles entram numa lógica perversa de ansiedade, estresse e, às vezes, depressão, o trabalho perde sua dimensão positiva ligada à motivação, à realização e ao sentido que ele carrega.

Profissionais cansados e consumidos pelo excesso e pelo peso emocional do trabalho não podem render e produzir da melhor maneira. Alternativas deverão ser encontradas para revertermos esse ciclo e garantir algo fundamental para a produtividade e o sucesso de empresas e equipes: o bem estar de seus membros.

Compartilhe

Facebook Comments