Tarefas administrativas consomem mais da metade do dia de trabalho


07/12/2022
Por Phillipe Scerb – Mestre em Ciências Políticas pela SciencesPo-Paris e Doutorando pela USP

Os efeitos da pandemia sobre o mundo do trabalho e a rotina dos profissionais foram enormes. Mas ao lado de tantas mudanças, uma coisa permaneceu igual. A quantidade de tempo que gastamos fazendo algo que não fomos contratados para fazer.

Uma pesquisa com mais de 10 mil profissionais ao redor do mundo, realizada pela fabricante de software empresarial Asana, mostrou que os chamados trabalhadores do conhecimento (analistas de dados, designers gráficos, entre outros) usam mais da metade do seu dia para a “coordenação do trabalho”. Ou seja, com tarefas como acompanhamento, reuniões e busca de informações.

O estudo revelou também que atividades de planejamento ou de definição estratégica representaram, em 2021, apenas 9% do dia a dia desses profissionais. Uma queda em relação aos 13% registrados em 2019 e que pode ser explicada pela dificuldade de se fazer planejamentos de longo prazo com a instabilidade provocada pela pandemia.

Há algumas diferenças no uso do tempo de trabalho entre determinados países. Os alemães, por exemplo, perdem menos tempo com tarefas administrativas e de coordenação do que a média global. Por outro lado, dedicam menos horas para planejamentos estratégicos.

No entanto, os resultados são muito próximos ao redor do mundo. Apenas um terço do dia de trabalho costuma ser usado para as atividades centrais de cada funcionário. Reflexo de uma coordenação do trabalho tão complexa que o gerenciamento dessas iniciativas acaba ocupando mais tempo do que deveria.

Diante disso, as empresas têm se esforçado para reduzir o tempo gasto com coordenação e tarefas administrativas. Os resultados, porém, não são tão animadores e o número de reuniões explodiu com a chegada da pandemia. Um problema tão importante quanto a dificuldade de solucioná-lo.

Compartilhe

Facebook Comments