Tecnologia e sustentabilidade serão centrais no futuro do trabalho


31/05/2023
Por Phillipe Scerb – Mestre em Ciências Políticas pela SciencxesPo-Paris e Doutorando pela USP

As transformações do mercado de trabalho, cada vez mais rápidas, não são novidade para ninguém.

Mas o ritmo acelerado continua surpreendendo. De acordo com o último relatório sobre o futuro do mercado de trabalho, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, até um quarto dos empregos ao redor do mundo deverão se transformar nos próximos 5 anos.

Nesse período, 83 milhões de postos de trabalho serão eliminados e 69 milhões serão criados. Dentre eles, se destacam as áreas de tecnologia e de sustentabilidade.

A pesquisa anual do Fórum Econômico ouviu 803 companhias de 27 setores diferentes em todas as regiões do mundo. As áreas que apareceram como as mais promissoras para a criação de vagas correspondem ao desenvolvimento tecnológico e à transição verde das empresas.

Com efeito, especialistas em inteligência artificial e especialistas em sustentabilidade ocupam as primeiras posições no ranking de profissões do futuro que devem gerar mais vagas de trabalho até 2027.

Com o avanço rápido e robusto da inteligência artificial, de um lado, e os imperativos de proteção do meio ambiente, por outro, oportunidades nesses campos crescem a cada dia.

Só no Brasil, um estudo recente da Organização Internacional do Trabalho estima que, até 2030, mais de 7 milhões de postos de trabalho relacionados à governança social e ambiental das empresas serão criados.

No entanto, a mera especialização dos profissionais nessas áreas não é suficiente para assegurar uma boa carreira. Afinal, uma especificidade desses campos de atuação é a necessidade de atualização constante das competências.

O próprio relatório do Fórum Econômico Mundial chama atenção para a disparidade entre as qualificações dos profissionais de hoje e as habilidades que serão exigidas no futuro próximo.

Portanto, não basta escolher áreas com bom potencial de geração de oportunidades. É fundamental que as escolhas sejam acompanhadas de estudos e treinamento permanentes.

Compartilhe

Facebook Comments