Para alguns, jornada de trabalho tem obedecido a novos padrões


31/05/2023
Por Phillipe Scerb – Mestre em Ciências Políticas pela SciencxesPo-Paris e Doutorando pela USP

Não é novidade que a pandemia alterou a rotina de trabalho de muita gente. Se antes havia uma separação clara entre as vidas pessoal e profissional, hoje em dia já não é mais assim.

Tarefas profissionais intercaladas com o cuidado com os filhos. Exercício físico em horário comercial. Reuniões online durante o café da manhã. São todos exemplos de práticas incomuns quando o expediente no escritório era regra geral.

E uma pesquisa realizada pela Microsoft constatou que a jornada de trabalho tradicional, das 9h até as 17h ou 18h, está com os dias contados, ao menos para alguns profissionais, em tempo de trabalho híbrido e horários mais flexíveis.

Durante a pandemia, pesquisadores da empresa já haviam constatado que as conversas profissionais pelo aplicativo Teams haviam aumentado significativamente entre 18h e 20h. E dados mais recentes coletados pela Microsoft em suas ferramentas de comunicação digital mostram que a mudança veio para ficar.

Os trabalhadores do conhecimento, que podem e ficam cada vez mais em casa, passaram a ter outro pico de produtividade. Historicamente, os momentos de maior produtividade desses profissionais se davam antes e depois do almoço. Agora, eles têm um terceiro pico nas horas que antecedem a ida para a cama.

Os motivos para esse fenômeno são variados. Pais de crianças que passam parte do dia em casa aproveitam o momento em que elas estão dormindo para trabalhar com mais calma. Há quem aproveite a flexibilidade de horários para fazer outras coisas durante o dia e trabalhar à noite. E há também quem valorize a paz da noite, sem ligações e distrações do dia, para se concentrar de verdade.

A flexibilidade e a possibilidade de escolher melhor a maneira de organizar o dia é bom. Mas essas mudanças colocam uma questão importante: o novo pico de trabalho é reflexo da flexibilidade ou de mais trabalho em uma época em que a separação entre vida pessoal e profissional é cada vez mais fluida?

É verdade que muita gente consegue equilibrar de maneira saudável os compromissos profissionais com afazeres pessoais e o lazer. Essas pessoas lidam bem com a prática de fazer o que querem durante o dia e compensar esse tempo trabalhando à noite.

Muitos outros, no entanto, sofrem os efeitos de pensar que a todo momento poderiam estar trabalhando. É o fim da liberdade do fim do expediente e da partida do escritório e a entrada em um estado de alerta e trabalho permanente.

Os dados da Microsoft mostram que há bastante gente trabalhando intensamente nos três picos, sem descanso ou paradas consideráveis. É a receita perfeita para o esgotamento físico e mental e, em casos extremos, o burnout.

Para evitar esse estresse constante ligado ao trabalho, porém, algumas coisas podem ser feitas. A primeira delas é o estabelecimento de normas claras de horários e responsabilidades. E como cada pessoa é diferente, a empatia e a comunicação entre lideranças e colaboradores é fundamental.

Outra medida importante diz respeito às trocas de mensagens eletrônicas. Aceitar que aquilo que não é urgente pode esperar para ser respondido é crucial diante da aparente necessidade de responder imediatamente a tudo. Nesse sentido, combinados entre equipes sobre horários para mandar e responder mensagens pode ser uma boa iniciativa.

O foco hoje não deve ser em quando e aonde a pessoa está trabalhando, mas em como essa mesma pessoa pode trabalhar melhor. E dentro das possibilidades, empresas e líderes devem levar as particularidades de cada funcionário em consideração para equilibrar flexibilidade, produtividade e bem-estar.

Compartilhe

Facebook Comments