O que fazer diante do encontro difícil entre o trabalho e as férias escolares


06/12/2023
Por Phillipe Scerb – Mestre em Ciências Políticas pela SciencxesPo-Paris e Doutorando pela USP

Chegaram as férias escolares e, com elas, mais uma vez o conflito para pais que precisam conciliar o trabalho nessa época do ano com filhos fora da escola. O que já era complicado ficou ainda mais difícil para pais que passam parte ou a totalidade do tempo de trabalho em casa.

As causas dos problemas são variadas e vão da necessidade de ocupar as crianças e adolescentes enquanto é preciso focar nos compromissos profissionais à vontade de descanso em meio a uma rotina cada vez mais acelerada e intensa de trabalho.

Diante desses desafios, o que os pais podem fazer para conciliar a produtividade no trabalho com o bem-estar dos filhos durante as férias?

Em primeiro lugar, uma possibilidade é estimular que os filhos viajem com outros familiares, com amigos ou para colônia de férias. Deixar a casa e a cidade onde moram e viver novas experiências, conhecer novos lugares é uma ótima forma de descanso e de expandir horizontes nesse período.

Mas nem sempre essa é uma opção. Portanto, muitos pais se deparam com filhos dentro de casa enquanto trabalham. Nessa situação, algumas coisas podem atenuar as dificuldades.

Uma delas, fundamental, é estabelecer algum tipo de rotina mesmo durante as férias. Com horários para as crianças e adolescentes, mas também para os pais, que podem se organizar para fazer pausas durante o expediente e estabelecer de maneira mais rígida horários para encerrar o expediente.

Outra iniciativa importante é aproveitar para visitar lugares e atividades que não se faz no dia a dia ao longo do ano. Parques, museus, teatros são boas opções para os horários livres ao fim do dia ou no fim de semana com os filhos.

As férias são ainda uma oportunidade para envolver as crianças – dependendo da idade, claro – em tarefas domésticas que elas não estão acostumadas a fazer. Limpar e organizar o quarto, lavar a louça e até cuidar de uma parte ou de toda a refeição são maneiras de acostumá-las a responsabilidades que mais cedo ou mais tarde vão ter que assumir.

Por último, uma coisa a evitar é que as crianças e adolescentes passem as férias todas diante do computador, do celular e da televisão. Uma parte do tempo é inevitável, mas ela deve ser equilibrada com outras atividades, como práticas de esporte, leitura, passeios ao ar livre. Para isso, o exemplo é incontornável.

Compartilhe

Facebook Comments