Veja dicas para que empresas atraiam e preservem talentos
25/04/2024
Por Phillipe Scerb – Mestre em Ciências Políticas pela SciencxesPo-Paris e Doutorando pela USP
Em meio a um mercado de trabalho cada dia mais dinâmico, a atração e a manutenção de bons profissionais é um grande desafio para pequenas, médias e grandes empresas.
Barreiras que antigamente dificultavam a circulação de talentos não existem mais, como longas distâncias e meios restritos de comunicação, e profissionais mudam de emprego com mais frequência.
Considerando esse cenário, é fundamental que as companhias desenvolvam e sistematizem estratégias para absorver e reter profissionais competentes nos seus quadros.
Listamos aqui algumas dicas para avançar nesse objetivo
Oportunidades de crescimento:
A possibilidade de ascender dentro da empresa é imprescindível para atrair e manter talentos. A perspectiva de crescimento é incontornável para alguém que almeja uma carreira de sucesso, característica necessária de um grande profissional.
Remuneração e benefícios:
É inevitável que a remuneração tenha um papel central na escolha dos empregados por uma vaga ou por permanecer na empresa. Bons salários, porém, convivem com outros benefícios e com vantagens que podem ser oferecidas, como flexibilidade de horário e local de trabalho.
Sentido e pertencimento:
Cada vez mais, as pessoas querem enxergar um propósito no trabalho. Para além da remuneração e da carreira individual, busca-se um sentido mais amplo para os esforços do dia a dia. É importante, portanto, que a companhia faça com que o profissional se sinta parte de um projeto coletivo.
Bem-estar:
A distinção entre as vidas pessoal e profissional é cada vez mais difícil. Não por acaso, a qualidade do ambiente e o equilíbrio dos níveis de estresse e pressão são características relevantes de um bom emprego para os trabalhadores mais jovens. De um lado, o crescimento profissional almejado estimula o engajamento, mas essa perspectiva não pode estar descolada de cuidados com a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.
Facebook Comments