Por que não devemos pensar no trabalho nas horas vagas


31/01/2024
Por Phillipe Scerb – Mestre em Ciências Políticas pela SciencxesPo-Paris e Doutorando pela USP

O fim do expediente não significa, necessariamente, desligar dos compromissos de trabalho. Na rua ou em casa, com ou sem o celular, diversos profissionais continuam pensando em suas tarefas e desafios.

Uma pesquisa publicada recentemente em uma revista científica norte-americana mostrou, porém, que a prática de pensar no trabalho fora do expediente tem efeitos ruins sobre a saúde mental e o próprio desempenho profissional.

O estudo acompanhou mais de 70 executivos ao longo de dez dias. A cada manhã, eles eram perguntados sobre a relação com o trabalho na noite anterior e sobre o quanto se sentiam motivados e identificados com seus afazeres durante o expediente.

A análise dos resultados revelou que quanto mais os profissionais haviam pensado em suas responsabilidades na noite anterior, menos eles se sentiam revigorados para uma nova jornada e menos se identificavam com o papel de líderes.

A conclusão, um tanto trivial, é de que cargos que exigem um nível relevante de dedicação mental têm o desempenho prejudicado pela exaustão provocada por uma reflexão constante no trabalho. Executivos cansados não conseguem performar da mesma maneira que profissionais que descansam nas horas vagas.

A mesma pesquisa foi ainda mais longe e consultou os funcionários sobre como viam os respectivos líderes a cada dia. O resultado, na mesma linha da observação anterior, é que os profissionais que haviam desconectado do trabalho pareciam mais transformadores e poderosos naqueles dias.

Chama a atenção, ainda, o fato de que os profissionais que mais pensam sobre o trabalho fora do expediente e mais sofrem com essas consequências são os mais jovens. Efeito, provavelmente, da falta de experiência em lidar com os problemas do dia a dia.

Diante dessas descobertas, é importante reforçar maneiras de lidar com os desafios profissionais sem comprometer momentos necessários de descanso. Desde a prática de atividades físicas ou outros hobbies antes ou depois do expediente até o estabelecimento de divisões entre os períodos de trabalho e descanso, algo mais difícil com a difusão do home office e das tecnologias de comunicação, mas indispensável para uma relação saudável e um bom desempenho no trabalho.

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