Flexibilidade de horário é o sonho de muitos profissionais

RADIO JOVEM PAN

Acompanhe na Rádio Jovem Pan, todas as terças e quintas-feiras, dicas e comentários sobre carreiras, de Eliane Figueiredo, diretora-presidente da Projeto RH.

http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2012/08/flexibilidade-de-horario-e-o-sonho-de-muitos-profissionais.html

Atendemos recentemente um. profissional que nos procurou em busca de um outro emprego, pois no atual não conseguia ter tempo para a família, viajava excessivamente e nunca podia se ausentar do trabalho, a não ser que por motivos muito sérios. Aliás, hoje em dia, essa é uma queixa de várias pessoas.

Ter horários de trabalho flexíveis é o sonho de muitos profissionais. Mas quem pensa que esta oportunidade é atraente apenas para os funcionários de uma empresa, se engana.

Muitas companhias brasileiras já estabelecem flexibilidade de horários em sua política, de olho nos resultados da iniciativa.

Para o colaborador, os benefícios são imediatos. Além de poder trabalhar em casa, algumas horas ou dias da semana, também é possível trabalhar maior número de horas em um determinado dia, para sair mais cedo outro dia e cuidar de um compromisso pessoal.

As empresas que têm  adotado a política de horários flexíveis têm relatado que os trabalhadores se tornam mais dedicados e engajados com a organização, mais satisfeitos e menos estressados. O resultado, consequentemente, é o aumento da produtividade.

Porém, vale lembrar que existem  algumas desvantagens nesta iniciativa, como: necessidade de reorganização de algumas políticas da empresa, eventual adiamento de algumas atividades a serem realizadas em um determinado dia ou de uma reunião urgente, pois o funcionário não se encontra no local, além de questões trabalhistas (tanto do lado do funcionário quanto do empregador). 

De qualquer modo, comparando prós e contras o que temos visto, é que com certeza vale a pena adotar essa política. A satisfação do profissional é decisiva para que ele permaneça na empresa.

Compartilhe

Facebook Comments