Fique atento! Erros de digitação são fatais no currículo

RADIO JOVEM PAN

Acompanhe na Rádio Jovem Pan, todas as terças e quintas-feiras, dicas e comentários sobre carreiras, de Eliane Figueiredo, diretora-presidente da Projeto RH.

http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2012/08/fique-atento-erros-de-digitacao-sao-fatais-no-curriculo.html

Recentemente, recebi um currículo em que, em apenas duas páginas, havia três erros de ortografia de graves: espontâneo, com “X”, hidroelétrica sem H, e pretensão com “ç”.

O currículo é a primeira forma de apresentação de um candidato a uma vaga de emprego. Embora pareça óbvio, muitos profissionais ainda não têm em mente a real importância deste documento e cometem erros levianos, que podem desclassificá-los de processos seletivos.

Um bom exemplo são os erros de digitação e ortografia, que acontecem quando a pessoa não sabe escrever determinada palavra ou não revisa o texto. De acordo com pesquisa realizada recentemente nos EUA, com mais de 2000 pessoas, estes erros são fatais para 60% dos recrutadores e já eliminam o profissional do processo seletivo.

Outro erro comum é  a cópia de vários pré-requisitos da vaga para o próprio currículo.

Arquivos com várias páginas também são citados por recrutadores e podem faze-los desistir de terminar a leitura, principalmente se os requisitos da vaga forem simples. Endereços de e-mail muito diferentes, como por exemplo franco-atirador@, perdidonavida@ também são vistos com ressalvas.

Segundo o estudo, o tempo em que um recrutador avalia um currículo dificilmente ultrapassa um minuto. Aliás, há quem gaste apenas 30 segundos nessa análise.

Se você está em busca de uma colocação, a dica é simples, mas preciosa: certifique-se de que as informações em seu currículo são verdadeiras e estão redigidas corretamente. Afinal, o seu currículo é o primeiro produto analisado pela empresa, é o seu cartão de visitas. Você contrataria alguém que já falha na primeira entrega ou na primeira apresentação? A maioria das empresas não!

Compartilhe

Facebook Comments