Cresce o mercado de entretenimento e jogos eletrônicos no Brasil

RADIO JOVEM PAN

Acompanhe na Rádio Jovem Pan, todas terças e quintas-feiras, dicas e comentários sobre carreiras, de Eliane Figueiredo, diretora presidente da Projeto RH.

http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2012/07/cresce-o-mercado-de-entretenimento-e-jogos-eletronicos-no-brasil.html

Já se foi o tempo em que apenas as crianças jogavam vídeo games. Hoje, pessoas de praticamente todas as idades e níveis de escolaridade têm paixão por esse passatempo.

O mercado de entretenimento e jogos eletrônicos no Brasil já é o segundo no mundo, o que aumenta as perspectivas para uma nova carreira: a de designer de games. 

O profissional que se especializa nesta função também é conhecido como game designer ou projetista de jogos e dedica-se à criação do conceito e do projeto dos jogos. 

Para se ter uma ideia do mercado em números, o jogo mais vendido do mundo, Super Mario Bros, chegou a vender 40 milhões de cartuchos apenas na década de 80 e início dos anos 90.

Se, até poucos anos, as produções eram jogos para vídeo games e computadores, hoje, são para celulares, que são a bola da vez.. Mas no Brasil, faltam bons profissionais na área, e os cursos especializados são novos. Com duração de 2 a 4 anos, estes cursos fazem parte do núcleo de exatas. É possível atuar como roteirista, artista gráfico, com animação e modelagem 3D.

A criatividade e a persistência são aspectos fundamentais no perfil deste profissional. O bom gosto e o senso estético também são requisitos muito importantes. Da mesma forma, é preciso estar sempre atento às principais novidades e tendências desse mercado em  todo o mundo.

Se você tem interesse em atuar neste segmento este é o momento para se especializar. As boas oportunidades estão só começando!

Compartilhe

Facebook Comments