Você já imaginou uma empresa funcionando perfeitamente sem um chefe?

RADIO JOVEM PAN

Acompanhe na Rádio Jovem Pan, todas terças e quintas-feiras, dicas e comentários sobre carreiras, de Eliane Figueiredo, diretora presidente da Projeto RH.

http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2012/07/voce-ja-imaginou-uma-empresa-funcionando-perfeitamente-sem-ter-um-chefe.html

Você já imaginou uma empresa que funcione perfeitamente sem ter um chefe? Embora a ideia pareça inacreditável, algumas organizações norte-americanas já começam a apostar neste modelo. O objetivo, a princípio, é eliminar alguns níveis na hierarquia para agilizar decisões e simplificar processos, o que é uma tendência do mercado de trabalho.

Em uma primeira avaliação, a iniciativa funciona no sentido de motivar os colaboradores e aumentar a flexibilidade para a realização dos projetos. Porém, nesse modelo algumas decisões podem levar mais tempo, já que todos os funcionários terão o mesmo poder de decisão.

Nestas organizações, os projetos e as contratações de novos funcionários são decididos pelas equipes de trabalho. E os salários, aliás, também são definidos pelos colegas, considerando uma escala de geração de valor para a empresa, em que cada um dá a sua opinião.

A teoria é interessante e inspiradora. Porém, vale lembrar que existem vários exemplos do quão importante os líderes podem ser no direcionamento e motivação da equipe. Por outro lado, temos exemplos de empresas que não chegaram ao sucesso justamente pela ineficácia de alguns líderes.

Aliás, analisando a história, temos a figura do líder desde as mais antigas tribos.

O que podemos dizer, por enquanto,  é que o tema dá margem a inúmeros debates. Vale avaliar, nos próximos anos, os cases de sucesso que irão surgir.

Compartilhe

Facebook Comments