Aos poucos, área contábil torna-se cada vez mais estratégica

RADIO JOVEM PAN

Acompanhe na Rádio Jovem Pan, todas terças e quintas-feiras, dicas e comentários sobre carreiras, de Eliane Figueiredo, diretora presidente da Projeto RH.

http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2012/07/aos-poucos-area-contabil-torna-se-cada-vez-mais-estrategica.html

Nos últimos anos, temos visto com frequência na mídia noticias as fiscalizações e punições do Governo à empresas em situação contábil irregular. De fato, a contabilidade informal perdeu a vez no cenário brasileiro.

As eleições também devem gerar mais oportunidades de trabalho, uma vez que o TSE determinou  que os candidatos e os partidos políticos tenham que apresentar as suas movimentações financeiras.

Atualmente, cerca de 500 mil profissionais de contabilidade atuam no País. Aos poucos, a área contábil tem deixado de ser apenas uma área de controle de despesas  para tornar-se cada vez mais estratégica e com visão de negócios Neste contexto, a qualificação do profissional torna-se fundamental.

Desde 2011, uma nova determinação exige que o profissional que completou o curso superior em ciências contábeis seja aprovado em um exame de suficiência, para poder exercer a profissão de Contador. 

Com o passar do tempo, apenas os profissionais credenciados poderão atuar, como já acontece com os advogados. Outro dado importante é que a partir de 2015 não existirão mais cursos técnicos em contabilidade. Os cursos serão apenas de nível superior, o que reflete a preocupação de qualificação das pessoas que atuam no setor.

Além do conhecimento da legislação contábil e fiscal, o contador precisa estar atualizado com relação aos recursos tecnológicos, ter boa habilidade numérica e ter o hábito de leitura. É importante que, além de ética, tenha capacidade analítica, saiba definir prioridades e trabalhar sob pressão.

Compartilhe

Facebook Comments