Flexibilidade de horário é uma das vantagens dos consultores especializados

RADIO JOVEM PAN ON LINE

Acompanhe na Rádio Jovem Pan, todas terças e quintas-feiras, dicas e comentários sobre carreiras, de Eliane Figueiredo, diretora presidente da Projeto RH.

http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2012/06/flexibilidade-de-horario-e-uma-das-vantagens-dos-consultores-especializados.html

A carreira de consultor especializado vem ganhando corpo no Brasil. Com a crescente expansão e consolidação das empresas brasileiras, os consultores tendem a ser mais demandados, para trabalhos pontuais e específicos.

Esta carreira é uma das principais opções de executivos que já passaram vários anos do outro lado da mesa e adquiram muita expertise atuando nas áreas financeira, de marketing ou RH, entre outras.

Entre os benefícios do trabalho como consultor está a possibilidade de programar sua própria rotina, com flexibilidade de horários. Outra vantagem é o conhecimento macro da gestão de um negócio, adquirido em função de vários anos de experiência, o que pode contribuir para o andamento dos trabalhos.

É importante destacar também os principais pontos de atenção desta carreira. Um deles é a falta de estabilidade. Principalmente no início, quando são realizadas as primeiras prospecções de negócios, pode ser que não haja demandas constantes de trabalho, o que pode impactar nos ganhos mensais.

A transição de funcionário de uma empresa a consultor também é considerada complicada, principalmente na adaptação do profissional com relação aos processos de tomada de decisão. Afinal, ele não dita mais as regras, apenas sugere caminhos, com as vantagens e desvantagens de cada alternativa.

Também é preciso avaliar que nem todo executivo bem sucedido se transforma em um excelente consultor. São necessárias algumas habilidades, como facilidade de relacionamento pessoal, boa comunicação, habilidade de gestão de projetos de consultoria e capacidade de se vender.

Para os profissionais que têm interesse em atuar como consultor, a dica é simples: pesquise as oportunidades para sua área de atuação. A partir de conversas com outros executivos, é possível identificar as necessidades das empresas, o público alvo e as particularidades do trabalho, para assim elaborar um modelo próprio de negócio.

Compartilhe

Facebook Comments