Endocrinologista é o especialista responsável por verificar as condições do sistema hormonal

RADIO JOVEM PAN

Acompanhe na Rádio Jovem Pan, todas as terças e quintas-feiras, dicas e comentários sobre carreiras, de Eliane Figueiredo, diretora-presidente da Projeto RH.

http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2012/08/endocrinologista-e-o-especialista-responsavel-por-verificar-as-condicoes-do-sistema-hormonal.html

O Ministério da Saúde prevê que em 2022 a taxa de sobrepeso e obesidade será igual a dos Estados Unidos, onde o problema é encarado como um risco à saúde pública.

Continuando a falar sobre os profissionais com papéis importantes no combate à obesidade, vamos comentar sobre a carreira de endocrinologista. É o especialista responsável por verificar as condições do sistema hormonal do paciente e orientar  tratamentos, caso necessário. 

O endocrinologista pode prescrever medicações como reguladores de apetite, mas não sugere dietas. Como qualquer integrante da área médica, precisa de atualização constante sobre novos estudos sobre medicamentos e disfunções, a fim de avaliar e propor o melhor tratamento para cada paciente.

Cabe a este médico analisar o histórico de saúde e a herança genética do paciente, para identificar possíveis problemas e suas consequências. O perfil deste especialista inclui flexibilidade, capacidade para lidar com pessoas, habilidade de observação, raciocínio rápido, além de competência técnica. 

Esta especialidade  existe desde a década de 50 no Brasil. Este médico atua em diversos setores, como hospitais, clínicas, laboratórios, spas e centros de estética ou em universidades, como professor. 

A crescente preocupação da população com saúde é um aspecto que tem favorecido a atuação do endocrinologista. Portanto, se é esta é a área de seu interesse, invista: este é um mercado bastante promissor.

Compartilhe

Facebook Comments