É saudável levar as críticas no trabalho para o lado pessoal?

RADIO JOVEM PAN

Acompanhe na Rádio Jovem Pan, todas terças e quintas-feiras, dicas e comentários sobre carreiras, de Eliane Figueiredo, diretora presidente da Projeto RH.

http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2012/07/E-saudavel-levar-as-criticas-no-trabalho-para-o-lado-pessoal.html

Recentemente, atendemos uma pessoa que estava muito aborrecida com as criticas que seu chefe havia feito a ela. Aliás, todos nós, algum dia, já escutamos alguma crítica no trabalho e levamos para o lado pessoal. Um comentário mais duro ou a avaliação negativa de um trabalho realizado, com certeza, já  nos deixou em uma situação desconfortável . Mas afinal, é sadio levar as críticas profissionais para o lado pessoal?

Muitos especialistas insistem que não. Porém, existe também uma outra visão sobre o tema, que  avalia que eventualmente pode ser positivo para o profissional levar as considerações de seus colegas para a o lado pessoal. A justificativa é que é necessário sentir na própria pele as avaliações alheias para poder fazer algo a respeito delas e melhorar.

Na realidade, levar as críticas para o lado pessoal pode ser bom desde que a pessoa se sinta desafiada a reverter a situação, ou seja, torna-se uma oportunidade de superação.

Por outro lado, se a pessoa que foi criticada se sente menosprezada ou desprestigiada nestas situações, sem perceber a oportunidade de aperfeiçoamento, a reação negativa que se segue é considerada um dos maiores erros no contexto profissional. 

É claro que ninguém gosta de ouvir uma crítica e realmente não é fácil digeri-la. Mas se ela for bem  “trabalhada”, é uma grande oportunidade para melhorar sua performance. Tolerar críticas é uma competência muito apreciada pelos líderes nas empresas.

Compartilhe

Facebook Comments