Reeducação alimentar também conta com a ajuda do psicólogos

RADIO JOVEM PAN

Acompanhe na Rádio Jovem Pan, todas as terças e quintas-feiras, dicas e comentários sobre carreiras, de Eliane Figueiredo, diretora-presidente da Projeto RH.

http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2012/08/reeducacao-alimentar-tambem-conta-com-a-ajuda-do-psicologos.html

No Brasil, 40% da população, ou seja, mais de 65 milhões de pessoas, estão com excesso de peso.  A obesidade atinge indivíduos de todas as classes sociais, causando problemas psicológicos, além de uma gama enorme de doenças. Não é uma questão ligada a uma única especialidade da área da saúde e deve ser tratada por uma equipe multidisciplinar, onde está inserido o Psicólogo.

Este profissional atua no estudo do comportamento humano e no entendimento de questões que afetam o indivíduo. Especificamente com relação à obesidade, o psicólogo ajuda o paciente a lidar com os fatores emocionais que o levam a comer em demasia e o auxilia no processo de reeducação alimentar e  de estimular a prática de hábitos mais saudáveis.

Por exemplo, uma pessoa que acaba descontando suas frustrações na alimentação, precisa entender que está fazendo isso e como pode mudar. Assim também acontece com pessoas que realizam a cirurgia para redução do estômago que têm compreender que não poder mais comer como anteriormente. Nestes casos, o psicológo auxilia nos períodos pré e pós-intervenção cirúrgica.

Para quem tem interesse pela área, vale destacar que o curso de Psicologia é bastante amplo, abordando temas que vão desde a antropologia até fisiologia. Assim, o recém-formado tem uma bagagem genérica, por isso a especialização em um determinado campo é importante. A atuação do psicólogo pode se dar em escolas, hospitais, ONGs, em Recursos Humanos, clínicas, prefeituras e postos de saúde.

Para quem quer atuar com pacientes obesos, já existem cursos de Pós-Graduação e especialização em Transtornos Alimentares e Obesidade.

Como a obesidade é um problema de saúde que requer tratamento imediato, porém contínuo, o campo para o psicólogo é promissor. Se você gosta de lidar com pessoas, tem sensibilidade e capacidade de análise, esta pode ser uma boa área a considerar.

Compartilhe

Facebook Comments