6 dicas de uma doutora de Harvard para criar times eficientes
A doutora em psicologia por Harvard Ruth Wageman chegou a uma lista de 6 condições para a eficiência de equipes dentro das empresas às quais um bom líder deve estar atento. São elas;
1. Equipe de verdade: mais do que uma coleção de profissionais que reportam ao mesmo chefe, a equipe deve ser um verdadeiro time, unido por objetivos comuns.
2. Propósito “cativante”: os membros da equipe devem ter clareza do sucesso que buscam. Para isso, precisam sentir que estão realizando um trabalho de grande impacto.
3. Pessoas certas: definido o objetivo, o líder deve ir atrás de pessoas com as habilidades e os perfis adequados para a formação do time.
4. Estrutura sólida: todos os membros devem ter clareza das suas tarefas e responsabilidades. Além disso, é importante definir regras de comportamento para a dinâmica interna do time.
5. Contexto de apoio: deve haver uma estrutura coletiva de suporte aos membros da equipe. Avaliações 100% individuais, por exemplo, estimulam a competitividade e prejudicam a harmonia do grupo.
6. Preparação: a maior energia do líder deve ser dispensada para a definição dos objetivos da empreitada, a formação do time e a primeira reunião, em que o projeto é apresentado em detalhes e a função de cada funcionário é bem explicada. Uma boa operação é consequência de uma boa preparação.