Processos Seletivos para Pessoas com Deficiência – PCD’s

Tamanho de letra:

A inclusão de pessoas com deficiência no quadro das organizações, mais do que cumprir a cota estabelecida por uma lei, é uma atitude de cidadania e responsabilidade perante a sociedade. Envolve muitas variáveis, desde vencer “obstáculos” arquitetônicos, em que são necessárias adaptações do local e das ferramentas de trabalho, até vencer barreiras atitudinais de uma sociedade com uma cultura de exclusão. Felizmente, a cada dia, mais empresas estão engajadas não apenas no cumprimento da cota estabelecida de contratação de pcd’s. A maioria delas está buscando soluções para lidar com a complexidade que a inclusão significa, incrementando ações para gerar ambientes em que todos possam crescer com essa convivência.

O processo seletivo inclui uma série de particularidades que precisam ser levadas em conta. Além de compatibilizar competências e necessidades dos candidatos, identificadas nas avaliações e testes psicológicos, são precisos laudos médicos que comprovem a inclusão do indivíduo na “Lei de Cotas”. Investimentos na capacitação profissional e realização de programas para sensibilização da equipe que irá atuar com o novo colega são importantes para garantir o sucesso da inclusão. É fundamental considerar as competências e habilidades do profissional ao invés de focar unicamente nas suas limitações. Há que se ter o cuidado para que a deficiência do candidato não se transforme em entrave para a contratação. Com certeza cada pessoa tem muito a contribuir com a empresa.

A Projeto RH vem atuando desde 2005 com processos seletivos de PCD´s e conta com uma equipe capacitada tecnicamente para auxiliar nossos clientes nesses projetos. Mantemos relacionamento com 240 Entidades e Associações no País, voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência, onde divulgamos as vagas e trocamos informações e conhecimentos acerca deste trabalho.

Nossa atuação envolve:

  1. Avaliação da necessidade do cliente e definição de projetos de Recrutamento & Seleção de pessoas com deficiência;
  2. Utilização de técnicas e métodos psicológicos específicos para avaliação dos profissionais, identificando as competências desejadas, além das necessidades de capacitação e treinamento, focadas na adaptação e desenvolvimento dos candidatos contratados.

Para tanto, utilizamos:

  • testes psicológicos autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia
  • entrevistas por competências
  • dinâmicas de grupo
  • cases,
  • técnicas “sob medida” de acordo com a necessidade de cada cliente, considerando sempre o tipo de deficiência de cada profissional avaliado.

Quem Somos

Somos uma sociedade de profissionais, inscrita no Conselho Regional de Psicologia - CRP sob o nº 1063/J, fundada em 1993, constituída exclusivamente por Psicólogos. Nossa missão é conduzir processos e apoiar decisões da área de Recursos Humanos das empresas relativas às atividades de recrutamento e seleção, ações de desenvolvimento e coaching.

Leia mais...

Logo Psicologia Projeto RH

Encontre-nos no Facebook Projeto RH
Siga o Twitter Projeto RH
LinkedIn Projeto RH