Coaching

Tamanho de letra:

O mercado corporativo está cada vez mais competitivo, exigindo de seus profissionais o desenvolvimento de novas habilidades, visando à excelência de resultados.

O Coaching é uma ferramenta que atende este contexto, pois tem o objetivo de desenvolver competências de forma acelerada e focada em ações, para que o profissional aprimore sua performance, apresentando melhores resultados e atingindo as metas individuais e organizacionais com maior eficácia.

Desenvolvemos um sistema que alia técnicas de Coaching com instrumentos psicológicos que visam o desenvolvimento e aprimoramento de competências. Nesse ponto, é de suma importância a integração entre o Coaching e a Psicologia.

Citamos, abaixo, as principais características/diretrizes desse trabalho:

  • É um processo aplicado de forma personalizada;
  • Identificação de “gaps”, por meio da utilização de métodos e técnicas psicológicas que permitem fazer um diagnóstico do perfil e situação do profissional, identificando os comportamentos que deverão ser trabalhados;
  • Trabalha-se no desenvolvimento de cada competência;
  • Auxilia o Cliente no desenvolvimento de novos comportamentos, que resultarão em novas maneiras de perceber a realidade e agir, buscando o que há de melhor em cada pessoa;
  • O Coachee se torna uma pessoa mais preparada para enfrentar as mudanças e desafios do dia a dia;
  • Cada “líder” estará mais pronto para lidar e motivar sua equipe;

Cada projeto poderá ter as seguintes modalidades:

  • Coaching de Performance / Carreira:

Tem o foco na maximização do desempenho, visando o alcance de melhores resultados no cargo atual do profissional. Procura identificar e desenvolver as competências que o individuo necessita aprimorar no seu dia a dia de trabalho, para enfrentar os desafios e atingir melhor performance. É muito utilizado em áreas que trabalham por objetivos, como por exemplo, vendas.

Pode ser aplicado a profissionais experientes e, também, a colaboradores de alto potencial, em início de carreira. Trainees, podem se sentir especialmente estimulados com um programa de Coaching, por receberem acompanhamento individualizado e “sob medida” . E, a empresa, contará com um profissional motivado e comprometido com as metas da organização.

Este programa pode ser customizado, ainda, para oferecer apoio estruturado a profissionais que se encontrem em momentos de transição de carreira, garantindo o gerenciamento do efeito da mudança e maior empregabilidade.

Esse processo, geralmente, ocorre em sessões individuais semanais com duração de 1 hora, ao longo de três a quatro meses, conforme as peculiaridades de cada projeto.

  • Coaching de Desenvolvimento:

Trata-se de um processo direcionado a profissionais que se encontram diante da perspectiva de assumir posições de maior responsabilidade e complexidade dentro da organização. Visa à identificação e o desenvolvimento de suas habilidades para a adaptação à nova posição. Permite ao profissional “prever” algumas dificuldades, de forma a ampliar suas perspectivas de superar desafios, de alcançar metas e, consequentemente, proporcionar maior bem- estar ao indivíduo.

Momentos de mudança organizacional, que impactem na cultura e nos processos de trabalho, podem se beneficiar de um trabalho de coaching com profissionais-chave.

Esse processo, geralmente, ocorre em sessões individuais semanais, ao longo de alguns meses, conforme o objetivo de cada projeto.

  • Coaching de Equipes:

Equipes de alta performance têm sido cada vez mais demandadas dentro de um mercado direcionado para a excelência de resultados.

O coaching de equipes tem o objetivo de promover o desenvolvimento do grupo de trabalho, tornando-o mais integrado e consciente de suas atribuições e responsabilidades no alcance dos resultados. Auxilia o grupo a identificar as ações que podem ser empreendidas para maximizar a performance.

Mantendo o foco no alcance dos objetivos organizacionais, traça-se um plano de desenvolvimento de ações com metas e objetivos definidos, focando nas competências a serem aprimoradas. Parte-se do que a equipe tem de melhor, na direção do que precisa ser desenvolvido, utilizando reuniões de monitoramento e mensuração do progresso.

Além do desenvolvimento das competências mapeadas, o Coaching de Equipes proporciona o alcance das metas em menor prazo, maior responsabilidade do grupo com relação às suas ações e resultados, melhoria no processo de comunicação e relacionamento.

Quem Somos

Somos uma sociedade de profissionais, inscrita no Conselho Regional de Psicologia - CRP sob o nº 1063/J, fundada em 1993, constituída exclusivamente por Psicólogos. Nossa missão é conduzir processos e apoiar decisões da área de Recursos Humanos das empresas relativas às atividades de recrutamento e seleção, ações de desenvolvimento e coaching.

Leia mais...

Logo Psicologia Projeto RH

Encontre-nos no Facebook Projeto RH
Siga o Twitter Projeto RH
LinkedIn Projeto RH